sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A STREETCAR NAMED DESIRE (Uma Rua Chamada Pecado)

Produção: Charles K. Feldman, 1951
Gênero: Drama
Direção: Elia Kazan
Roteiro: Oscar Saul, Tennessee Williams
Elenco: Vivien Leigh, Marlon Brando, Karl Malden, Kim Hunter, Rudy Bond
Fotografia: Harry Stradling
Trilha Sonora: Alex North

Streetcar Named Desire (br: Uma Rua Chamada Pecado / pt: Um Eléctrico Chamado Desejo) é um filme norte-americano de 1951, do gênero drama, dirigido por Elia Kazan, e com roteiro baseado na peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams.

--- Blanche DuBois é uma madura mas ainda atraente mulher sulista que gosta da virtude e da cultura mas que usa isso como escudo para esconder sentimentos de amargura e desilusão, além do vício do alcoolismo. Ao mesmo tempo em que foge da realidade, Blanche ainda busca atrair pretendentes. Ela chega ao apartamento da irmã Stella Kowalski, em New Orleans, usando o bonde (elétrico) que faz a rota chamada "Desire". Esse novo ambiente abala os nervos de Blanche. Stella teme a reação do marido Stanley com os modos e a doença da irmã. Blanche diz que trabalhava como professora de inglês, mas que teve de parar por causa de sua doença nervosa, mas na verdade ela foi despedida por se envolver com um garoto de 17 anos de idade. Seu marido se suicidara e ela fugira da sua cidade para escapar dos problemas. ---

--- Interpretação inesquecível de Vivien Leigh no papel de Blanche DuBois.
Vivien Leigh, Lady Olivier (nascida Vivian Mary Hartley; Darjeeling, 5 de novembro de 1913 — Londres, 7 de julho de 1967), foi uma famosa atriz e lady inglesa nascida na Índia (quando este país ainda pertencia ao Império Britânico), considerada uma das mais belas e importantes personalidades do século XX, presente na lista feita pelo Instituto Americano de Cinema das 50 maiores lendas do cinema. Apesar de suas aparições no cinema terem sido relativamente poucas, Viv venceu o Oscar de melhor atriz duas vezes. A primeira vez foi interpretando Scarlett O'Hara em E o Vento Levou (1939), e a segunda foi interpretando Blanche DuBois em Uma Rua Chamada Pecado (1951) (a mesma personagem que ela interpretara nos palcos da West End, em Londres). ---(fonte: Wikipedia)

Trailer do filme


Tema musical do filme (Alex North)


Teve 11 indicações para o 'Oscar' e venceu em 04 categorias: Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Hunter), Melhor Ator Coadjuvante (Karl Malden), Melhor Direção de Arte (Richard Day).

Nenhum comentário: