sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

HIGH NOON (Matar ou Morrer)

Produção: Carl Foreman, Stanley Kramer, 1952
Gênero: Faroeste
Direção: Fred Zinnemann
Roteiro: Carl Foreman, John W. Cunningham
Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Harry Morgan, Katy Jurado, Lloyd Bridges, Lon Chaney Jr., Otto Kruger, Thomas Mitchell
Fotografia: Floyd Crosby
Trilha Sonora: Dimitri Tiomkin

High Noon (br: Matar ou Morrer, pt: O comboio apitou três vezes) é um filme americano de 1952, do gênero faroeste, dirigido por Fred Zinnemann. O roteiro é de John W. Cunningham (argumento) e Carl Foreman, baseado numa pequena história popular, The Tin Star. O filme conta a história de um delegado do Velho Oeste, que é forçado a duelar sozinho com uma gangue de assassinos. O filme é considerado um western do gênero "psicológico", em moda nos anos 50, que misturava teses de Freud com ambientações de faroeste. Há também quem o defina como "existencial". Embora não seja considerado um grande filme pelos fãs do gênero, com um "mocinho" relutante e agindo quase que como "um covarde" na maior parte do tempo, o fato é que a influência é grande, o que lhe dá o status de "clássico do cinema", concedido pela maioria dos cinéfilos.
O filme foi originariamente produzido em preto-e-branco, mas encontra-se disponível uma versão colorizada por computador.(fonte: Wikipedia)

Trailer do filme


Música tema do filme (Dimitri Tiomkin e Ned Washington)


Recebeu o Oscar nas categorias de melhor ator (Gary Cooper), melhor edição e melhor canção (Dimitri Tiomkin e Ned Washington para Do Not Forsake Me, Oh My Darlin', cantada por Tex Ritter). Indicado nas categorias de melhor direção, melhor filme e melhor roteiro. Recebeu Globo de Ouro nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Katy Jurado). Foi a primeira atriz mexicana a ganhar o prêmio. High Noon é o número 33 da lista da AFI, dos 250 melhores filmes do mundo.(fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário: